MCLG Advogados Associados

 

O mercado de seguros é um dos mais importantes segmentos econômicos de todo o mundo. Anualmente, as seguradoras movimentam bilhões de dólares em muitas e diversas operações, envolvendo praticamente todos os ramos da economia. Patrimônios e atividades são garantidos por relações securitárias, ora simples, ora complexas. O seguro é uma atividade idônea e imprescindível para a economia e a circulação de riquezas. O mercado que a ampara é considerado sério e respeitável.

Nossa atuação profissional liga o Direito do Seguro ao Direito dos Transportes. O Direito dos Transportes, disciplina jurídica que floresceu a partir do Direito Marítimo, nasceu para disciplinar o riquíssimo mercado dos transportes, formado por atividades estratégicas e imprescindíveis para o desenvolvimento econômico-social e os próprios intercâmbios comerciais internacionais.

Direito dos Transportes e Direito do Seguro são disciplinas jurídicas autônomas e independentes, mas que guardam profunda intimidade no campo prático.

A finalidade específica do seguro é o restabelecimento do equilíbrio econômico perturbado. Quem investe numa relação securitária pretende assegurar-se contra os eventos do futuro imprevisível capazes de abalar sua tranqüilidade patrimonial.

Tão importante atividade não poderia jamais prescindir do regramento jurídico. Considerando as tantas regras legais que informam e disciplinam o seguro é possível sustentar a existência do Direito do Seguro.

É uma grande satisfação atuar profissionalmente com o Direito do Seguro, ramo do universo jurídico tão complexo, tão rico, tão dinâmico e que a todo instante reclama especial atenção quanto às suas muitas particularidades. Operar o Direito do Seguro é deparar-se com oceanos de novidades a cada momento, pois a rapidez com que as atividades albergadas pelos diferentes seguros se desenvolvem exige igualmente rápidas soluções para antigos e novos problemas.

Atuamos em todos os segmentos do Direito do Seguro e defendemos exclusivamente o mercado segurador, destacando o ressarcimento e o contencioso (a defesa das seguradoras em Juízo).

Se o ressarcimento (ligado especialmente à área de Direito dos Transportes) constitui a nossa história profissional, o Direito do Seguro representa a nossa própria vida.

Dentro do Direito do Seguro, seus muitos ramos, seus contornos e desenhos específicos, temos nosso campo de batalhas e nossas fontes de atuação, seja ressarcindo em regresso, seja evitando que a seguradora seja condenada ao pagamento de uma indenização indevida por razões diversas.

Temos profunda satisfação em atuar num segmento tão diferenciado do Direito e nos consideramos honrados e abençoados por tal oportunidade.