MCLG Advogados Associados

perfil
 
08.05.2009

Primeiro portêiner será descarregado amanhã

O primeiro dos três portêineres adquiridos pela operadora Santos-Brasil S.A., que chegaram ao Porto de Santos na última segunda-feira, deve ser colocado em terra até amanhã. Desde a chegada do navio Zhen Hua 27, funcionários do Terminal de Contêineres (Tecon) trabalham na retirada da solda entre os guindastes e o casco do cargueiro. Este procedimento, necessário para carregamentos de grandes estruturas montadas, garantiu a segurança do transporte entre o Porto de Xangai, na China, e o Brasil.

 

Segundo a assessoria de imprensa da Santos-Brasil, a solda é tão forte que, mesmo em caso de tormentas no mar, os guindastes não se moveriam durante os 40 dias de viagem entre o Oriente e Santos.
 
A previsão da companhia é que os três portêineres sejam descarregados até meados da próxima semana. Eles deverão entrar em operação no início de junho. Outros três portêineres adquiridos pela empresa chegarão a Santos em agosto. O investimento total é de R$ 60 milhões.
 
Os guindastes pertencem à categoria pós-Panamax e são do tipo Double Hoist. Estes equipamentos são capazes de movimentar quatro contêineres de 20 pés ao mesmo tempo. Cada um deles possui uma lança com 55 metros de comprimento, que permite melhor alcance de cofres localizados do lado oposto do navio e atendimento de embarcações com capacidade de até 11 mil TEUs.