MCLG Advogados Associados

perfil
 
21.11.2009

Porto catarinense se atualiza com mecanismo de identificação mundial


O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, foi incluído no convênio entre a Autoridade Portuária, Consultoria Datamar e Lloyd´s MIU, no controle das rotas mundiais de tráfego de navios por meio do sistema AIS (Automatic Identification System). O AIS é um mecanismo utilizado para identificação e monitoramento das embarcações que utilizam o complexo e que pode ser acessado em qualquer parte do mundo.


O sistema possibilita ao usuário acompanhar processos por meio de um receptor instalado na área portuária e transmissores instalados em quase todos os navios que trafegam mundialmente.

Entre as informações disponibilizadas estão a bandeira, empresa proprietária, tonelagem de porte bruto, escalas mais recentes e outras informações ligadas a cada navio.


Com a utilização do AIS, o porto catarinense também poderá manter um acompanhamento da rota dos navios e a posição de cada embarcação em seu cais, em tempo real.

De acordo com o diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, o início da utilização do AIS coloca o complexo em pé de igualdade com os principais portos do mundo em relação a utilização de ferramentas de segurança e informação.