MCLG Advogados Associados

 

Antes mesmo da sua criação oficial em 20 de agosto de 2001, a sociedade Machado, Cremoneze, Lima e Gotas – Advogados Associados já atuava no cenário do Direito do Seguro na pessoa do seu verdadeiro fundador, o advogado Rubens Walter Machado (25.9.1936 – 12.10.2000).

Todos os sócios de hoje foram estagiários e advogados sob o comando de Rubens Walter Machado, o eterno e inesquecível mestre.

Por isso é que em 2006 a sociedade Machado, Cremoneze, Lima e Gotas – Advogados Associados lançou o selo comemorativo de seus, então, 35 anos de atuação profissional em defesa do mercado segurador.

No momento em que o estimado mestre iniciou sua carreira dentro do universo securitário, a semente da sociedade de hoje foi plantada.

Do mestre, advogado renomado e respeitado, a sociedade herdou o rigoroso senso profissional, o compromisso com seus representados e a postura ética inflexível, atributos estes que desenharam por mais de trinta incansáveis anos o sério exercício profissional de Rubens Walter Machado.

A sociedade, hoje, movida por profundo senso de gratidão, respeitando suas melhores tradições, entende que é justo e necessário manter viva a memória do seu mestre, pois só é feliz no presente e só sabe contemplar bem o futuro quem tem um passado de que se possa orgulhar.

E a sociedade orgulha-se do seu passado, pois sabe que lá encontrará sempre as melhores fontes inspiratórias para as soluções dos eventuais problemas de hoje e do futuro, pois a verdade é atemporal e vive nas almas, nos corações e nas memórias das pessoas.

Este espaço é modesto, incapaz de traduzir a importância da pessoa e do seu rico legado, mas é a forma que a sociedade encontrou para render homenagem, tributo merecido, ao seu fundador maior:

  • Advogado, administrador de empresas, diretor do IBDTrans – Instituto Brasileiro de Direito dos Transportes, especializado nas áreas de Auditoria, Marketing, Recursos Humanos, Planejamento e Estratégias das Operações Empresariais, Gestão Econômica, Tributária, Financeira e Direito do Seguro, atuação profissional nos ramos de seguro e logística de transportes.

  • Advogado, especializado em Direito do Seguro e Direito dos Transportes (Marítimo), professor de Direito, pós-graduado "lato sensu" em Direito e Mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos, professor da Funenseg – Escola Nacional de Seguros, professor de cursos de pós-graduação, presidente do IBDTrans – Instituto Brasileiro de Direito dos Transportes, membro efetivo do IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo, membro efetivo da AIDA - Association Internationale de Droit des Assurances, do IBDS Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, e da União dos Juristas Católicos do Estado de São Paulo, Pós-graduado em Teologia (formação teológica com reconhecimento Pontifício) pela Pontifícia Faculdade de Teologia N.S. da Assunção, autor de artigos acadêmicos publicados em revistas e cadernos jurídicos e do livro Prática de Direito Marítimo: o contrato de transporte marítimo e a responsabilidade civil do transportador, Editora Quartier Latin, São Paulo: 2008 (2009), prefácio de Ives Gandra da Silva Martins (e posfácio, segunda edição, de 2012, de William Douglas), do livro "Transporte rodoviário de carga: a responsabilidade civil do transportador e o contrato de transporte", Editora Quartier Latin, São Paulo: 2009, e do livro "Depósito e Armazenagem de Carga" (Quartier Latin, São Paulo: 2012) e organizador do livro "Temas de Direito do Seguro e de Direito dos Transportes", escrito em co-autoria, Editora Quartier Latin, São Paulo: 2010, Comendador com a Insígnia da Ordem do Mérito Cívico e Cultural da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, Ecológica, Medalhística, Cultural, Beneficente e Educacional (Fundada em 13/3/1959) Oficializada pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação e Cultura pela Portaria 153 de 4 de junho de 1965. Cavaleiro da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, vinculada à Santa Sé, lugartenência do Brasil. Conferencista e palestrante nas áreas de Direito do Seguro e de Direito Marítimo.

  • Advogado e diretor do IBDTrans Instituto Brasileiro de Direito dos Transportes.

  • Advogado, Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos, Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (COGEAE), professor universitário, comissário de avarias, autor de artigos jurídicos e diretor do IBDTrans – Instituto Brasileiro de Direito dos Transportes.